loader
(18) 99628-6885
(18) 99690-7100
(18) 3908-8180
solares.energiasolar@hotmail.com

Energia solar

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.

Para a produção de energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, em que a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica; e o fotovoltaico, em que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica.


Gerar eletricidade a partir do sol. Como isso é possível?


O raio solar é transformado em eletricidade em uma célula fotovoltaica, fabricada com materiais chamados de semicondutores. O mais utilizado é o silício. A luz solar é pura energia, composta de pequenos elementos denominados fótons.

Quando os fótons atingem a célula fotovoltaica, parte deles é absorvida. Esses fótons despertam os elétrons do material semicondutor, gerando assim eletricidade. Quanto maior a intensidade da luz solar, maior o fluxo da eletricidade.

A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Em sistemas conectados à rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente contínua em alternada com as características (freqüência, conteúdo de harmônicos, forma da onda, etc) necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.

O material mais comumente utilizado é o silício. Por ser o segundo elemento mais abundante da face da terra, não há limites com relação à matéria-prima para produção de células solares.


A) Durante o dia, a luz solar incide sobre os painéis e é absorvida e convertida em energia elétrica, corrente contínua (CC)


B) O inversor capta corrente contínua e a tranforma em corrente alternada (CA), que pode ser consumida na casa.


C) A Corrente Alternada (CA) é então consumida na residência, gerando energia para lâmpadas, eletrodomésticos e outros.


D) O excedente de energia gerada é injetada na rede de distribuição, gerando créditos que podem ser utilizados em até 60 meses.

Principais Vantagens

AUTOSSUFICIENTE E RENOVÁVEL
Os sistemas fotovoltaicos são geradores de energia que utilizam a energia do sol como único combustível

SEM RUÍDOS E SEM POLUIÇÃO
A geração fotovoltaica não provoca ruídos significativos e nem emite qualquer tipo de poluição. Isso permite que os sistemas sejam instalados em residências, sem prejudicar os moradores ou vizinhos.

BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO
Os sistemas fotovoltaicos requerem baixíssimo esforço e custo de manutenção. .

VIDA ÚTIL E RETORNO DO INVESTIMENTO
A vida útil dos sistemas fotovoltaicos gira em torno de 25 anos, sendo que na maioria dos casos, o retorno do investimento acontece entre 4 e 8 anos.

VALORIZAÇÃO DO SEU IMÓVEL
Estudos mostram que imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados são mais atrativos para o mercado, já que trazem a solução pronta, proporcionando economia real para o futuro comprador..